quarta-feira, 25 de julho de 2012

Palavras cruzadas ( XII ) - Liberdade

Marcelo Caetano in DEPOIMENTO

"A liberdade antiga queria dizer abstenção do Poder, autonomia do indivíduo para resolver por si os seus problemas. Hoje a liberdade exige que o Estado esteja activo para que o direito à saúde, o direito à educação, o direito à previdência, o direito à habitação tenham conteúdo efectivo. É a liberdade contra a necessidade, a liberdade surge da luta contra a miséria, contra a ignorância, contra a doença, contra a insegurança do futuro. Não é a liberdade jurídica que está em causa (...) mas libertação das inferiorizações susceptíveis de prejudicar a igualdade de oportunidades para todos os seres humanos."

Vergílio Ferreira in PENSAR

"De vez em quando lá aparece um especulador intrigado com o ter sido possível um tirano. Salazar. Estaline. Hitler. Enunciei algures uma verdade e é a de que numa carroça quem tem menos problemas é o cavalo. E todo o intrigante do problema está aqui. Há decerto vários motivos de circunstancialidade a ajudar. Mas no fundo a questão vem a cifrar-se à do cavalo na carroça. É o problema clássico do Grande Inquisidor. Ser  livre é bom. Mas não ter chatices é melhor. E a liberdade tem imensas."

Ramalho Ortigão in AS FARPAS

"Sociedade em que o mais inviolável direito do homem, que é discutir o seu destino superior, encontra uma condicional, uma atenuante ou uma restritiva da parte do poder é sociedade entregue ao despotismo."

Miguel Torga in ANTOLOGIA POÉTICA

"- Liberdade, que estais no céu ...
Rezava o padre-nosso que sabia,
A pedir-te, humildemente,
O pão de cada dia.
Mas a tua bondade omnipotente
Nem me ouvia.

- Liberdade, que estais na terra ...
E a minha voz crescia
De emoção.
Mas um silêncio triste sepultava
A fé que ressumava
Da oração.

Até que um dia, corajosamente,
Olhei noutro sentido, e pude,deslumbrado
Saborear, enfim,
O pão da minha fome,
- Liberdade, que estais em mim,
Santificado seja o vosso nome."


Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores