sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ainda os Farrapeiros 2012: Carrocel Medieval

     "... o virmos aqui ao Dominguizo foi uma ideia que surgiu durante uma conversa com o José de Matos, que viu o carrocel no Festival do Míscaro, em Alcaide, no ano passado, e nos lançou o desafio para virmos agora à festa dos Farrapeiros."




"... em linhas gerais, a história do Carrocel é a seguinte: um dia houve um rapaz da nossa terra (Canas de Senhorim) que foi a uma feira medieval a Sintra e viu lá um carrocel medieval. Tirou-lhe fotografias e, depois de várias peripécias a nível associativo local, com algumas modificações em relação ao "modelo" sintrense, decidimos (um amigo e eu), dando-lhe o nosso cunho, construir o carrocel medieval que, por certo, a fotografia que acaba de tirar documentará. Estávamos em Setembro de 2010."




- Percorrem o país?

- Já andamos nisso desde 2011 e ... e continuamos.

- E as eventuais receitas?

- As receitas, inicialmente, vão ser para cobrir as despesas que tivemos com a construção do carrocel. Futuramente, já acordámos distribuir eventuais proveitos pelos Bombeiros, pelo Centro de Dia ... Não vivemos disto ... Eu sou reformado da banca há cerca de 10 anos e o meu amigo é empresário e dispõe de tempo que dá a este projecto.

- Reacções dos utentes?...

- Algumas comoventes: a de uma invisual, por exemplo. Outra: a de um miúdo que tinha apanhado um grande susto num carrocel daqueles clássicos e grandes e que, com o apoio do pai e nosso, conseguiu-se que se sentasse num dos "cavalitos" do ... do nosso carrocel. Que leva dois anos de existência.

- Quanto tempo demorou a respectiva construção?

Responde o amigo que entretanto se aproximara:

- Dois anos. Mas é preciso, sobretudo, AMOR, amor às crianças e ... e recuar no tempo.

 Agora, a montagem, onde quer que nos desloquemos, leva cerca de hora e meia, mas vamos conseguir fazê-lo em menos tempo.
Carrocel accionado, a pulso, com ajuda de uma manivela,
a partir da espécie de armário com "gavetas", ao fundo, na imagem

2 comentários :

  1. Felicito o Amigo Marcial pelo excelente trabalho!
    Apenas uma correcção: o carrossel demorou cerca de dois meses a ficar pronto...

    ResponderEliminar
  2. Bem-haja pela amabilidade do seu comentário! Também me pareceu "estranho", mas foi o que penso ter ouvido (mal, pelos modos), mas a gravação já se foi ... Fica a rectificação. Entretanto, mesmo que tivesse levado dois anos não perderia a graça, a ternura, o encanto que provoca.Força!Parabéns a ambos.

    ResponderEliminar

Seguidores