sábado, 14 de julho de 2012

14 de Julho - Dia da França *

*  Dia da França de, no caso, 1969. Estava Pompidou no Poder. E, depois de um passeio por Espanha e França, foi oportunidade para assistir ao Desfile do Dia da França, nos Champs Elisées, em Paris. Lembro-me de, na ocasião, ter conseguido cadeiras para, à beira da tribuna, proporcionar a alguns dos meus companheiros de viagem um "ponto de observação" mais alto - para ver Pompidou (aqui e agora, nas fotos, a preto e branco).


Tudo, antes de anos mais tarde, o encontrar feito "apenas"nome de edifício, a que um parisiense "das docas", perguntado acerca da localização do museu com o nome do antigo presidente, me respondeu: "c'est une merde"!


É a vida: as figuras que, triunfalmente, desfilam hoje, agora,  podem, no dizer do povo, amanhã, num dado instante, estar sujeitas aos mais estranhos conceitos e falas...


Há quem diga que tudo, acaba por se traduzir na popularidade ganha ... Não sei nada dessas coisas ... E, no caso, não cheguei também a perceber bem o que se passou ... Mas pode ter acontecido que quem se habituou a um Louvre-belo, tivesse passado a ver o novo museu como uma ... caca ...


Como quer que seja, hoje é dia de Viva a França! E, eu que gosto daquela terra, digo isso mesmo. Lembrando mais o desfile do que o parisiense "das docas", que, na altura, refira-se, até teve uma certa graça.




Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores