quinta-feira, 24 de maio de 2012

Canteiro de palavras ( LII ) - José Régio


Não mostro aqui o jardim todo, mostro apenas um canteiro, um canteiro de palavras junto do qual vai aparecer, de certeza, quem gosta de José Régio e se diga deliciado depois de ler e imaginar o seu Principe com Orelhas de Burro, e quem ...















"(...) Em especial se dirigia tal propaganda a duas classes: o povo, que tem o valor do número e constitui a massa: a intelectualidade, que tem o valor da qualidade e se arvora em dirigente das massas. A tal chamada não deixavam de acorrer os intelectuais sôfregos de lisonja e destaque; nomeadamente os semi-intelectuais, cujo migalho de talento os faz inferiores a quem não tem talento algum. Em folhas volantes começaram então de aparecer planfletos e manifestos (quando não eram poemetos) nos quais melhor ou pior  se manejavam listas de vocábulos tão inflamados como ocos; se faziam admoestações a El-Rei e sabujices ao povo; se bradava o alerta está; e, a pretexto de salvar a nação, se semeava a anarquia e a desconfiança entre a grei ... Tais folhas volantes não eram assinadas, ou só por capciosos anagramas. Ora, embora exagerando grandemente os riscos a que se expunham incorrendo no desagrado tanto de Sua Majestade como do poderoso Aio, não descuravam tais autores o fazerem correr de boca em boca, por tabernas e reuniões, a decifração dos seus engenhosos anagramas. O que mais sonhava cada um era ser tido por o mais ardente defensor da causa pública, o mais vigilante zelador do bem da nação, etc. Estes e outros rótulos semelhantes, - muito hábil e modestamente se esforçava cada autor por os colar ao seu nome literário. Assim se habilitava a ser bem recompensado em se extinguindo o reinado do estrangeiro; pois já o Aio do principe era chamado o estrangeiro, (e nesta designação se punha quanto ódio ela, às vezes, comporta) e às suas funções na corte se chamava reinado.

Porém o povo ..., ai!, o certo era não mostrar-se o pobre povo tão alarmado como convinha! Naturalmente, de entre a própria arraia miúda se haviam alçado pregadores, salvadores, iluminados. Ainda um pouco toscos, sim; mas quão prometedores, quão susceptíveis de lima, quão visivelmente capazes de bem arremedarem, se não excederem, os melhores e mais altos modelos do género! Todos gritavam mais duma vez:  camaradas!, irmãos!, correligionários! (...)".

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores